Moimenta da Beira: Turismo Verde distinguido
O empreendimento turístico “Moinhos da Tia Antoninha”, em Leomil, de Eduardo Rocha, voltou a ser galardoado com o diploma “Chave Verde”, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que todos os anos distingue as unidades hoteleiras que em Portugal mais se preocupam e mais investem em políticas de boas práticas ambientais e na implementação de melhorias de eficiência energética, apostando nas energias alternativas e no turismo verde. Ao todo, 25 empresários foram premiados este ano em Portugal.
A cerimónia de entrega dos diplomas decorreu no sábado, 17 de Abril, no auditório municipal de Moimenta da Beira, onde decorreu, durante dois dias (16 e 17), o seminário “Desenvolvimento Sustentável no Turismo: O Douro e a Sustentabilidade”, organizado pela Câmara Municipal, a ABAE e o Turismo do Douro.
Os prémios foram entregues pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, pelo governador civil, Miguel Ginestal, o presidente da Turismo do Douro, António Marinho, e a vice-presidente da ABAE, Mariana Andrade.
No seminário estiveram presentes as principais entidades públicas e privadas ligadas ao sector do turismo em Portugal e ainda gestores e especialistas na área do desenvolvimento sustentável do turismo.
Os “Moinhos da Tia Antoninha”, a unidade turística em espaço rural de Leomil, já tinha sido galardoada em 2009. A distinção premeia a aposta que ali é feita nas energias alternativas, através de um sistema híbrido solar e hídrico que lhe permite ser completamente autónoma do ponto de vista energético.
No distrito de Viseu, só outro complexo turístico recebeu este ano a “Chave Verde”: o Hotel Rural Quinta de Bispos, em Campo de Besteiros, Tondela.




