Palestina pede oficialmente adesão à ONU a 20 de Setembro

O presidente palestiniano Mahmud Abbas apresentará  a 20 de setembro um pedido de adesão plena do Estado palestiniano às Nações  Unidas, declarou hoje à AFP o ministro palestiniano dos Negócios Estrangeiros,  Riyad al-Malki.

O pedido será entregue ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,  no dia de abertura da próxima Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, precisou  al-Malki.

No final de julho os palestinianos tinham já anunciado a sua intenção  de pedir em setembro ao Conselho de Segurança a adesão do Estado da Palestina  à ONU e excluíram o retomar das negociações com Israel antes da Assembleia-geral  das Nações Unidas.

Os palestinianos procuram uma adesão com plenos direitos na ONU e o  reconhecimento da Palestina com as fronteiras que tinha na Cisjordânia,  em Gaza e em Jerusalém Oriental em junho de 1967, antes da Guerra dos Seis  Dias e da anexação de territórios palestinianos por Israel, com o apoio  dos EUA.

No entanto, os EUA têm manifestado oposição a esta intenção e ameaçam  bloquear o pedido palestiniano através do seu direito de veto no Conselho  de Segurança.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet